-
Arquitetos: ppas, tf Architecture Office
- Ano: 2016
-
Fotografias:SHEN-PHOTO
Descrição enviada pela equipe de projeto. De acordo com um plano ambicioso, o Parque Moderno Agrícola de Jinshan, localizado na periferia sudoeste de Xangai, está sendo transformado em um parque suburbano com funções compostas. O reforço do espaço público na área central do parque é o projeto-piloto para iniciar esta transformação. Na concepção do design, a varanda, um elemento essencial na jardinagem chinesa tradicional, foi selecionada como o tema do projeto. No parque, uma varanda que se estende na direção leste-oeste liga vários projetos isolados de turismo agrícola no lado norte da rodovia.
Esta varanda será expandida mais para oeste e passará pelo montículo de paisagem oriental para ser integrada com outros projetos de turismo para o sul através de uma ponte pedonal. O montículo de paisagem no lado sul da varanda irá isolar o parque do ruído e da vista da rodovia, e o lado virado para a via do parque, juntamente com a varanda, irá formar uma paisagem terrestre alargada, garantindo assim alta identificabilidade.
Substituindo a estrutura de madeira cara e complexa de uma varanda tradicional, uma estrutura simples de concreto branco não só irá harmonizar o ambiente agrícola e as instalações modernas circundantes, mas também irá efetivamente garantir que o projeto custe menos de 80 euros/m², de acordo com as restrições financeiras do projeto. A estrutura dobrada fornece espaços de atividade suficientes em várias áreas orientais e ocidentais do projeto.
Em particular, o pátio fechado pela varanda central e os pavilhões turísticos tornaram-se uma parada de descanso para os visitantes e um centro de atividade turística na área central. Combinado com as paisagens em várias áreas, as aberturas alternativas de orientação nas paredes em cada lado da varanda permitem que o cenário mude a cada passo. Semelhante à tradicional arquitetura tradicional, a plataforma inferior dota a varanda e arredores de mudanças sutis de altura e estilo.